la rebelión consiste en mirar una rosa

hasta pulverizarse los ojos


Alejandra Pizarnik


ETIQUETAS

Maria Bethânia "Gostoso Demais", "Melodía Sentimental", "Tua" y "Encanteria" / Maria Bethania y Adriana Calcanhoto "Cantada (Depois de ter você)" (letras español y portugués)




















Gostoso Demais

Tô com saudade de tu, meu desejo
Tô com saudade do beijo e do mel
Do teu olhar carinhoso
Do teu abraço gostoso
De passear no teu céu


É tão difícil ficar sem você
O teu amor é gostoso demais
Teu cheiro me dá prazer
Quando estou com você
Estou nos braços da paz


Pensamento viaja
E vai buscar meu bem-querer
Não posso ser feliz, assim
Tem dó de mim
O que é que eu posso fazer?



Estoy con nostalgia de ti, deseo mío
Estoy con nostalgia  del beso y de la miel
De tu mirar cariño
De tu abrazo amoroso
De pasear en tu cielo

Es tan difícil estar sin ti
Tu amor es tan maravilloso
Tu perfume me da placer
Cuando estoy contigo
Estoy en los brazos de la paz

Mi pensamiento viaja
Y va a buscarte querida mía
No puedo ser feliz, así
Ten piedad de mí
¿Qué es lo que puedo hacer?

María Bethania, disco Dezembros (1986)
Autores: Dominguinhos/Nando Cordel


Maria Bethania, Nana Caymmi


Melodia Sentimental


 



Melodia Sentimental

Acorda, vem ver a lua
Que dorme na noite escura
Que surge tão bela e branca
Derramando doçura
Clara chama silente
Ardendo meu sonhar


As asas da noite que surgem
E correm no espaço profundo
Oh, doce amada, desperta
Vem dar teu calor ao luar

Quisera saber-te minha
Na hora serena e calma
A sombra confia ao vento
O limite da espera
Quando dentro da noite
Reclama o teu amor

Acorda, vem olhar a lua
Que brilha na noite escura
Querida, és linda e meiga
Sentir seu amor e sonhar



Despierta, ven a ver a la luna
Que duerme en la noche oscura
Que surge tan bella y blanca
Derramando dulzura
Clara llama silenciosa
Ardiendo mi soñar

Las alas de la noche surgen
Y corren en el espacio profundo
Oh, dulce amada, despierta
Ven a dar tu calor a la luz de la luna

Quisiera saberte mía
En la hora serena y calma
La sombra confía al viento
El límite de la espera
Cuando dentro de la noche
Reclama tu amor

Despierta, ven a mirar  la luna
Que brilla en la noche oscura
Querida, eres linda y dulce
Sentir tu amor y soñar   


María Bethania, disco  Brasileirinho (2003)
Autores / Composição: Dora Vasconcellos / Heitor Villa-Lobos














Tua  (2007)
Letra y música Adriana Calcanhotto

Dentro da noite voraz
De trás do avesso do véu
Atravessa este verso
A vontade nua

Tua
Tua
Tua
E só
Tua

Dentro da noite feroz
No breu das noites brancas de hotel
No clarão
No vasto
No vago
No vão
No não
Na multidão

Tua
Tua
Tua
E só
Tua

Dentro da noite fulgás
Estrelas a se consumir
Arde o gás
Que faz esta canção
Será que você vai me ouvir

Tua
Tua
Tua
E só
Tua

Na areia
Na neve marinha
No dentro do dia
Tua

Na areia
Na neve marinha
No motor do dia
Tua

© Editora Minha Música
Gravações/Grabación:
Maria Bethânia. Tua: Biscoito Fino 2009

Grammy Latino Melhor Canção em Língua Portuguesa
Grammy Latino Mejor Canción en Lengua Portuguesa


Tuya

Dentro de  la noche voraz
Detrás del reverso del velo
Atraviesa este verso
El deseo desnudo


Tuya
Tuya
Tuya
Y solamente  
Tuya

Dentro de la noche feroz
En la oscuridad de las noches blancas de hotel
En el resplandor
En la inmensidad
En lo impreciso
En lo vano
En el no  
En la multitud


Tuya
Tuya
Tuya
Y solamente  
Tuya

Dentro de la noche fulgurante
Las estrellas se consumen
Arde el entusiasmo 
Que hace esta canción
Será que me escucharás


Tuya
Tuya
Tuya
Y solamente  
Tuya

En la arena
En la nieve marina
En el interior del día
Tuya


En la arena
En la nieve marina
En el motor del día
Tuya



Tuya
Tuya
Tuya
Y solamente  
Tuya









Encanteria
Letra y música Paulo César Pinheiro

Vou queimar a lamparina
Quando o Rei me der sinal
Eu sou da Casa de Mina
Ele é da Casa Real

Eu desci da lua cheia
Pelo raio que alumia
Eu cheguei na sua aldeia
Pra fazer encanteria

Eu vim ver minha maninha
Do fundo do mar
Ela canta de noitinha
De manhã torna a cantar

Moço, apaga essa candeia
Deixa tudo aqui no breu
Quero nada que clareia
Quem clareia aqui sou eu

Vou queimar a lamparina
Quando o Rei me der sinal
Eu sou da Casa de Mina
Ele é da Casa Real

Vim depressa como o vento
Mas não sei porque é que eu vim
Foi num canto de lamento
Que alguém chamou por mim

Acho que cheguei mais cedo
Antes de quem me chamou
Mas se me chamou com medo
Vou-me embora, agora eu vou

De qualquer maneira eu deixo
Nessa casa minha luz
Abro ponto e ponto fecho
Deixo o resto com Jesus









Encantamiento



Voy a quemar  la lámpara

Cuando el Rey me de la señal
Yo soy de la Casa de Mina
Él es de la Casa Real

Yo bajé de la luna llena
Por el rayo que ilumina
Y llegué a su aldea
Para hacer un encantamiento

He venido a ver a mi hermanita
La del fondo del mar
Ella canta de nochecita
De mañana vuelve a cantar

Muchacho, apaga esa luz
Deja todo aquí en la oscuridad
No quiero nada que ilumine
Quien ilumina aquí soy yo

Voy a quemar  la lámpara
Cuando el Rey me de la señal
Yo soy de la Casa de Mina
Él es de la Casa Real

Vine rápidamente como el viento
Pero no sé por qué es que vine
Fue con un canto de lamento
Que alguien llamó por mí

Pienso que llegué más temprano
Antes de quien me llamó
Más si me llamó con miedo
Me estoy yendo,  ahora  me voy

De cualquier manera dejo
En esta casa mi luz
Abro  un punto y  un punto cierro
Dejo el resto con Jesús




Cantada (Depois de ter você)(1997)
Letra y música Adriana Calcanhotto


Depois de ter você
pra quê querer saber
que horas são?
se é noite ou faz calor
se estamos no verão
se o sol virá ou não
ou pra que é que serve uma canção
como essa?

Depois de ter você
poetas para quê?
os deuses, as dúvidas?
pra quê amendoeiras pelas ruas?
para que servem as ruas
depois de ter você?


© Editora Minha Música
Gravações /Grabaciones:
Maria Bethânia. Maricotinha: BMG 2001
Maria Bethânia.
Maricotinha Ao Vivo: Biscoito Fino 2002


 



Cantada (Después de tenerte)



Después de tenerte

para qué querer saber

que horas son?

si es noche o hace calor

si estamos en verano

si el sol saldrá o no
o para qué es que sirve una canción
como esta?

Después de tenerte
poetas para qué?
los dioses, las dudas?
para que los almendros por las calles?
para qué sirven las calles
después de tenerte?